Publicidade

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Dia Serrano
04/10/2010 - 9:55

A importância do Aleitamento Materno na Dentição do bebê

A importância do aleitamento natural deve ser levado ao conhecimento de todas as mulheres.

Aleitamento Materno

Aleitamento Materno

Estudos diversos têm demonstrado o valor da amamentação e seus benefícios para a mãe e para seu bebé, tais como:

" Melhorar o sistema imunológico da criança.

" Ajudar positivamente na interacção emocional da mãe com seu filho.

" Beneficiar o desenvolvimento neurológico do bebê.

" Melhorar a respiração nasal, a mastigação e a deglutição do bebê.


" Promover o crescimento do osso mandibular aumentando o espaço oral e o equilíbrio da morfologia dentária.

" Diminuir as hipótese de utilização de aparelhos ortodônticos

A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças. Crianças aleitadas ao peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. A amamentação é gratificante para a mãe e interfere beneficamente na saúde da mulher, por exemplo, diminuindo a probabilidade de câncer de mama e ajudando na depressão pós-parto.

Poucas mães sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança. Quando a criança é amamentada, não está sendo apenas alimentada mas também está fazendo um exercício físico importante para desenvolvimento bucal, quer da sua musculatura quer da sua estrutura óssea. Ao nascer, o bebé tem o maxilar inferior menor que o maxilar superior conseguindo esse equilíbrio através da sucção do peito. Toda a musculatura bucal é desenvolvida, músculos externos e internos, que, solicitados, desenvolvem os ossos.

A sucção do peito não é fácil, daí o bebê irá ficar bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição.

Usando mamadeira, esse exercício é quase inexistente, sendo preferido pelo bebê devido à facilidade com a qual ele obtem o leite, principalmente quando esse flui por um furo generoso no bico.

Quando é necessário usar a mamadeira a posição deste é muito importante para haver um exercício com maior eficiência: a criança deverá ficar o mais verticalizada, o que também facilita a deglutição do leite.

Outra importância da amamentação materna é a tentativa de evitar apinhamentos dentários. Maxilares com um desenvolvimento correto significam um melhor alinhamento da dentição e assim a diminuição da necessidade futura do uso de aparelhos ortodônticos. Músculos firmes ajudarão também no procedimento da fala. Durante a amamentação, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalites, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, ou seja, é respirador oral, a secura da boca e dos dentes torna estes últimos mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas.


A Organização Mundial de Saúde recomenda que alimentação do bebê deve ser exclusivamente com leite materno até os seis primeiros meses e continuar a amamentar até o primeiro ano da criança. Os benefícios continuam pelo tempo que a mãe e o bebê quiserem continuar com o processo de aleitamento materno.


Escrito por Dra Cinara Diana Pereira Schiavo

Fonte: mamaritinha.com.br

Tags: aleitamento, dentição

Deixe o seu comentário sobre a notícia acima. Seu e-mail não será divulgado. Não utilize palavras de baixo calão.

Mais notícias de Saúde

Portal Dia Serrano - Notícias e informações de Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia, Amparo, Socorro, Monte Alegre do Sul, Circuito das Águas.
2014. Todos os direitos reservados.